Com a palavra, os anunciantes! BBB 21 é case de sucesso

Que o BBB 21 foi um sucesso a gente já viu, mas você sabe o porquê desse sucesso?

E outra pergunta: para as marcas presentes durante o intervalo comercial e patrocinadores do programa, valeu a pena o investimento?

O BBB começou sua preparação através do Instagram oficial com os dizeres “O jogo começa antes do play”. Soltando spoiler dos famosos que estariam na casa mais vigiada do Brasil e com a promessa de ser o Big dos Bigs, isso logo de cara causou uma expectativa no público sedento por informações após o sucesso do então BBB 20.

Em sua programação, a Globo soube integrar as redes sociais e televisão dando dicas fragmentadas em suas plataformas. Nesse combo entraram também o site G1, Globoplay e canais fechados do Grupo Globo.

A integração das plataformas pré, durante e pós-BBB foi um case de sucesso de como mídia on-line e offline andam juntas.

A fase pré-programa já contava com menções na programação, chamadas em suas redes sociais e conteúdo exclusivo em seu app.

Durante a exibição, o programa batia recordes de audiência e votação e era mencionado inúmeras vezes nas plataformas digitais. E, por fim, o trabalho pós que fazia entrevistas com os eliminados em sua rede de canais fechados, ampla cobertura das 24h do dia, além de anúncios dos shows e temas de festas, fazendo com que o público se sentisse acolhido e amparado em todas as frentes de comunicação.

E para as marcas? Bom, a resposta pode ser vista pelos números.

Um levantamento feito pelo Portal e Revista Exame mostrou a eficácia e crescimento das vendas para os anunciantes.

McDonald’s: conquistou mais de 50 milhões de menções nas redes sociais e conseguiu seis das principais posições no Twitter na festa que se referia à marca, além de um aumento de 1.000% nas buscas do Google. Obteve também um novo recorde, com volume de vendas 80% maior no domingo pós-festa comparado ao domingo anterior.

Seara: “Produzimos seis ações dentro do programa e muitas frentes no digital. Uma das nossas ativações que mais converteu em vendas e também gerou engajamento nas redes sociais foi a da linha de hambúrgueres Seara Gourmet. […] Com ela conquistamos o #3 lugar no Trending Topics do Twitter, além de 35,5% de taxa de conversão em vendas, sendo que a taxa de conversão média para vendas em uma ação digital é de 7%”, disse Tannia Fukuda Bruno, diretora de marketing da Seara.

C&A: Houve um crescimento de 80% dos downloads do aplicativo C&A, considerando todo o período do programa. Nos dias das ações da marca, as visitas no site e no app cresciam em média 366%, em comparação ao período de uma hora antes do início do programa.

Avon: O movimento #AvonTáOn proporcionou resultados como melhorias percebidas em efetividade de atendimentos, serviços e engajamento de representantes de vendas e colaboradores. A Avon teve um crescimento de 74% em seguidores desde o início do BBB.

Americanas: Houve aumento de 175% nos acessos ao app.

PicPay: Na primeira prova do líder, em fevereiro, houve um recorde de quase 3 mil cadastros por minuto e 110 mil pessoas online no app.

Samsung: Os smartphones Z Flip e Z Fold2. Depois da ação na prova do líder, os produtos apareceram como indisponíveis no site da marca devido ao aumento da demanda.

Lacta: O ovo de Páscoa Oreo Tripla Camada teve as unidades do produto esgotadas no site da marca. Integrando a comunicação junto ao Twitter, a Lacta aproveitou para lançar um cupom de desconto ao informar a reposição do produto.

Sem falar da Juliette, um fenômeno. A TV impulsionou a imagem da participante que entrou com menos de 1 milhão de seguidores e bateu recorde atingindo a incrível marca de 24 milhões de seguidores em seu Instagram enquanto estava no programa. E o número continua crescendo mesmo após sua participação no reality.

Aí eu pergunto, vale realmente investir na TV?

Constantemente ouvimos a frase: “A televisão é coisa do passado. Ninguém mais assiste. Investir em comerciais de TV não vale a pena. Só grandes marcas podem pagar…”

Mas isso não é uma afirmação verdadeira. Hoje existe uma grande variedade de programas e produtos que se encaixam dentro do publico desejado e também com valores acessíveis.

A televisão está presente em mais de 97% dos lares brasileiros. o tempo médio gasto em frente a ela tem crescido, e não sou eu quem digo isso, mas uma pesquisa da Kantar IBOPE Media: esse tempo chega a mais de 6 horas e 29 minutos diários no Sudeste do país.

Devemos observar que temos que acompanhar o comportamento do público atual, também inserido no meio digital. Sendo assim, devemos utilizar o anúncio em TV como parte de uma estratégia completa e diversificada, que agregue outros formatos de divulgação, como o investimento em tráfego pago e orgânico nas redes sociais e outras mídias digitais.

Todo o planejamento de marketing deve contemplar uma abordagem estratégica. Você já se perguntou: “Onde meu público está?”, “Qual é o seu comportamento?”, “Qual a principal faixa de idade a utilizar meu produto ou serviço?”. São questionamentos fundamentais para melhor efetividade da campanha.

Com pequenas perguntas podemos direcionar o melhor meio para veicular a campanha. TV, jornal, outdoor, sites, redes sociais e outras mídias, todas elas integradas garantem uma melhor compreensão da mensagem e promovem cada vez mais aproximação do público desejado.

Mostre interesse ao seu consumidor e ele se interessará por você.

Luan Silveira é analista de mídia da House Criativa, formado em Marketing pelo Iesb/Bauru

Compartilhe esta notícia!