Bauru: há 122 anos casa de grandes nomes e muitas histórias!

Bauru chega aos 122 anos em 2018 com muitas histórias pra contar. É a cidade “sem limites”, mas também já foi a “capital da terra branca”. Dá nome a um dos  sanduíches mais conhecidos do Brasil. Muita gente importante nasceu ou passou por aqui, fazendo de Bauru uma casa acolhedora e repleta de grandes histórias.

Na segunda metade de século 19, a região acolheu os primeiros desbravadores que buscavam no oeste paulista terras para suas plantações. Felicíssimo Antônio de Souza Pereira e Antônio Teixeira do Espírito Santo, em abril de 1856, fizeram o primeiro registro com o nome Bauru,atraindo para novos moradores para a cidade.

Dois deles, Azarias Ferreira Leite e João Batista de Araújo Leite, foram fundamentais para a emancipação da então vila. Fato que ocorreu no dia 1º de agosto de 1896, através da lei nº 428, sancionada pelo governador de São Paulo, Dr. Manoel Ferraz Campos Salles. O primeiro prefeito de Bauru foi José Alves de Lima.

Bauru foi casa para muitos ferroviários ao se tornar, no início do século 20, um dos mais importantes entroncamentos de malha férrea da América do Sul. Historicamente um marco para região e fundamental para o desenvolvimento da cidade.

O progresso, que atraiu milhares de pessoas, teve início em 1904, com a vinda da Companhia de Estradas de Ferro Noroeste do Brasil (NOB). No ano seguinte, chegavam ao município os trilhos da Estrada de Ferro Sorocabana (ligação com São Paulo) e, em 1906, a Noroeste inaugurava o trecho entre Bauru e Jacutinga (atual Avaí). Em 1910, a Companhia Paulista de Estradas de Ferro também se estabeleceu por aqui, impulsionando ainda mais o setor.

Com economia forte no setor de serviços e comércio, Bauru possui grande vocação para educação. São 11 instituições de ensino superior instaladas na cidade, com destaque para duas públicas: Unesp, que tem em Bauru o maior campus do estado, e USP, que trouxe seu renomado curso de medicina em 2017. Milhares de universitários fazem da cidade sua casa durante o curso, com muitos ficando por aqui mesmo depois de formados.

Bauru também foi a casa de muitas personalidades brasileiras, que aqui nasceram ou que por aqui passaram em algum momento da vida. O bauruense Casimiro Pinto Neto ficou conhecido por criar, em 1937, o sanduíche que leva o nome da cidade e se tornou um dos mais famosos do país. Hoje, o “Bauru” possui até certificação de originalidade, emitido pelo Conselho de Turismo da cidade.

Outro grande nome bauruense é Ozires Silva, fundador da Embraer, empresa brasileira de fabricação de aviões comerciais e militares, considerada uma das principais no cenário mundial. Mas só a Terra não é suficiente para os bauruenses, que tem entre seus filhos o único astronauta brasileiro: Marcos Pontes, que em março de 2006 participou da Missão Centenário, ficando por 10 dias no espaço.

No campo das artes e entretenimento, destaque também para o ator Edson Celulari, o dramaturgo Mauro Rasi, a cozinheira Palmirinha Onofre e o astrólogo João Bidu. Todos filhos de Bauru.

Mas não só os bauruenses legítimos deram destaque à cidade. Grandes nomes fizeram de Bauru a sua casa por algum tempo. O principal deles foi o maior atleta do século 20 e considerado o rei do futebol: Edson Arantes do Nascimento, o Pelé. Mineiro de Três Corações, Pelé viveu dos 4 aos 16 anos na cidade, onde começou a carreira como jogador em equipes como o extinto Bauru Atlético Clube (BAC).

A Turma da Mônica, uma das histórias em quadrinhos mais populares do Brasil, também tem forte ligação com Bauru. A personagem principal foi inspirada na filha de Maurício de Souza, Mônica Souza, que nasceu na cidade no curto período que a família viveu por aqui.

Em meio a tantas histórias, há 10 anos Bauru também é a nossa casa criativa. E assim como a cidade, a House Criativa é uma agência sem limites pronta para acolher e buscar o crescimento de grandes marcas e escrever muitas histórias.

Parabéns Bauru!

Compartilhe esta notícia!